Com somente 12 episódios, Watamote foi um dos maiores destaques da temporada de verão desse ano. Apesar de ter como parte de sua temática o recorrente colegial, esse anime mostrou que ainda há várias outras formas de se explorar um tema comum.

Watamote conta a história de Tomoko Kuroki, uma garota que até agora não tinha enfrentado problemas de socialização, mas ao entrar no colegial, Tomoko descobre que se tornou tímida e anti-social além das contas. Devido a isso ela vai encontrar alguns obstáculos para alcançar o colegial perfeito se tornando popular.

watamote 2

Desde o primeiro episódio esse anime me surpreendeu bastante. Watamote foi exatamente como imaginei. E com o desenrolar do anime, ele satisfez quase todas minhas expectativas.

Watamote trata de um assunto muito bem colocado para os dias de hoje: a dificuldade de socialização devido à tecnologia e “otakise”. E circundando esse tema, Watamote explora vários outros temas menores de uma forma tão impressionante que é impossível você não se identificar com alguns deles.

E o mais legal é que nesse anime todos os elementos se acompanham. Em um momento triste, não só a história é triste, por exemplo, todos os outros elementos acompanham esse sentimento chegando ao ponto do anime mudar de visual momentaneamente. Isso também se reflete na introdução e nos fechamentos que recriam com exatidão, mas de formas diferentes, a ideia central da animação. Inclusive, nesse anime houveram vários fechamentos, justamente para fazer par com a temática dos episódios em questão.

WataMote 3

Mas ele caiu no erro que eu tive medo que ele caísse: Ele não criou uma grande progressão da personagem; uma história pouco contínua. Cada episódio é focado em uma pequena historinha. Mesmo que sejam bons “contos”, esse fator levou o anime para um fim inevitável: Não houve nada que fechasse a história. Acredite: ver uma calcinha não é um bom final, ainda mais para a Tomoko que já tinha passado por uma situação parecida antes. Mas esse lado ruim ganhou um desconto com a narração final que deu um bom fechamento à ideia inicial.

Não hesito em afirmar que Watamote foi um dos melhores animes da temporada. Espero muito que algum dia decidam continua-lo e façam uma segunda temporada para que tenham a oportunidade de fazer um final de verdade dessa vez.

About The Author

Jornalista, aventureiro da internet e assistidor de desenho animado, Daniel Marques é brasiliense, tenta continuar sempre aprendendo e jura que é uma pessoa legal.

Related Posts

19 Responses

  1. budweiser

    você chama isso de Review…???? ta muito imcompleto esse seu artigo …eu chamaria isso de apenas “opinião final do anime watamote” e não de Review

    Responder
    • Coffee Unlocked

      Acho que realmente acaba caindo mais em um erro de semântica mesmo, mas já que dá pra perceber que se trata de uma opinião final do anime tá tudo bem, obrigadão pelo comentário, mas aí, o que você achou do Watamote?

      Responder
      • budweiser

        acho que fui meio ignorante no 1 comentario (peço perdão sobre isso ) bom não posso falar muito de watamote pois não curto esse tipo de genero…mais pelo que eu vi o anime não apresenta evoluções ,pois desde o primeiro episodio até 7 e praticamente a mesma coisa ..(uma historinha diaria de uma garota ant social …) no começo muita gente se indentifica com a personagem …(claro nér..ess foi o principal foco dos criadores) mas começa a ficar muito enjoantivo …como eu disse a personagem não evolui…pensei que seria um anime tipo como a ‘betty a feia” mas pena que não foi…

      • André BIGBOSS

        Eu e o Daniel caimos numa discussão eterna sobre isso, porque eu acho isso bom pro pro conceito que o anime apresenta, já que dá pra passar qualquer Episódio na TV (japonesa, claro) e as pessoas conseguirão assistir de boa, já o Daniel acha que por causa disso o anime acaba indo pra mesmice (e ele ADORA progressividade), mas pensando dessa forma, ficar repetindo a mesma formula realmente cansa uma hora. Mas vale assistir pelo menos os 3 primeiros eps! xD

      • budweiser

        mas um anime de 12 eps não pode se resumir em apenas 3 nér…um anime com 12 eps que eu realmente achei otimo foi Btoom …porque desde o começo ele te prende a atenção até o eps final…ja watamote falto isso …prender a atenção do publico pro proxímo eps …é algo fundamental pra qualquer anime…

      • budweiser

        acho dificil …pois o anime mesmo…fizeram com o foco de divulgação do mangá…mas ai ..você já ouviu falar do anime Kaiji ?

  2. budweiser

    realmente o estilo do desenho não agrada…só que não tem absolutamente nada a ver com o one piece …one piece é infantil…já Kaiji é um anime mais pra adulto …se você assistir pelo menos 6 eps de Kaiji …garanto que vai ti surpreender mais que btooom…

    Responder
  3. budweiser

    Realmente o estilo do anime não agrada ,mas não é motivo de não assistir o anime..(você ta jugando um livro pela capa,) diferente de one piece que é um anime infantil ,Kaiji é um anime mais para adultos,que mexe com as emoções de que assistir ,o anime apresenta a realidade de um vagabundo que nunca teve nada na vida ,apenas vive da malandragem.(seu eu falar mais darei spoiler) ,,,garanto que se você assistir pelo menos 12 eps …você vai se surpreender…”ahh quase me esqueci …sua critica ficou otima…meus parabens..

    Responder
  4. Mr.J

    Tem como dá uma opinião sobre esse anime(Phantom:requiem for the phantom) sei que não é desse ano mais foi recomendado por um amigo meu,li a sinopse e não gostei do que eu li(Mas 1 dos meu principios é nunca confiaras na sinopse).Gostei da sua opinião desse anime até o ep.5 gostei o resto achei uma droga muito repetitivo os eps(Em relação aos probelmas que a garota tenta resolver)

    Responder
  5. Benjiro382

    Vi esse anime, e achei muito divertido de inicio, mas o final é muito ruim. Talvez eu seja leigo pra não ter entendido, mas fiquei bem decepcionado, estava vendo com minha namorada, e ela reparou que não andava a história e abandonou o barco no episódio 7, eu por curiosidade fui até o final, e dei de cara na parede.

    Responder
    • Daniel Arquimedes

      É verdade… O final… Bem… Não foi um final… T.T
      Nós já tínhamos previsto isso no Minicast que gravamos de primeiras impressões. Era meio que inevitável, já que o anime não se preocupou em fazer alguma progressão.

      Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.