Do que é feita uma animação? Quais são os fatores que, quando unidos, se transformam em um filme de desenho animado? Vendo uma obra finalizada na tela, é muito difícil conseguir notar separadamente todos os elementos que, juntos, constroem aquele filme. E se pudéssemos acompanhar a formulação dos conceitos de uma animação e ver como, passo-a-passo, ela se transformou? Foi o que fez a Um Rolo de Filme em seu canal no Youtube. Em 10 episódios muitíssimo educativos, Alícia Echavarria apresenta os conceitos base da produção de um desenho animado, tudo isso enquanto a animação “Quasar” vai tomando forma.

alicia explicando os fundamentos da comunicação aplicados no curta de animação quasar

Alicia explicando os fundamentos da animação (Episódio 05)

Alícia explica que, para ela e Vitor Delduque, o segundo componente da Um Rolo de Filme, compartilhar o processo de criação na internet, transformando-o em vídeos informativos, foi um modo de tornar o processo mais dinâmico e recompensador. “A animação é um processo muito, muito lento. E fazendo sozinha, a sensação é de que você nunca chega a lugar algum: mas se eu postasse vídeos e tivesse o feedback de outras pessoas, é como se ele já estivesse dando resultados – como se a produção tivesse um ritmo!”.

Mas não ache que vai ver uma daquelas aulas chatas, super teóricas. Enquanto Alícia explica com paixão cada elemento, podemos ver a exemplificação do que é apresentado. Eles se aproveitam de gráficos, e claro, da própria aplicação do conteúdo no filme que está sendo produzido.

A animadora explica também que esse é um viés da Um Rolo de Filme: ser mais do que uma simples produtora, mas também transformar o seu próprio processo produtivo em conhecimento.

Site: http://www.umrolodefilme.com.br/

Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCfkKmvfk3YU8YTf9GxBokXA/videos

About The Author

Jornalista, aventureiro da internet e assistidor de desenho animado, Daniel Marques é brasiliense, tenta continuar sempre aprendendo e jura que é uma pessoa legal.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.