Quem nunca parou para pensar em qual é o seu  papel na sociedade e questionar suas motivações para o que se está fazendo? É natural do ser humano querer se sentir parte de algum grupo, e querer ser útil. Estas e outras questões são abordadas dentro do mundo digital em “Log Horizon”.

Log Horizon é um anime que até o momento tem 25 episódios, que é baseado numa light novel escrita por Mamare Touno.

A história se passa após uma expansão do jogo MMO Elder Tale, e devido a esta expansão os jogadores se encontram presos dentro do jogo. Acompanhamos Shiroe, um grande estrategista deste MMO, e os outros jogadores e a relação com esse novo mundo.

Quem é jogador vai se identificar mais com o anime, pois já tem uma bagagem dos elementos comuns em jogos e quem não joga pode se adaptar bem ao universo, pois o anime é bem didático com alguns destes elementos. O bom de não conhecer todos esses elementos é que fica um clima de mistério no ar, intensificado pelo cenário pós-apocalíptico repleto de plantas crescendo ao longo dos estabelecimentos, mostrando um lugar que tem muito para ser desbravado.

log horizon

Durante a primeira parte do anime ele pode aparentar ser bobo, devido ao fato dos personagens serem um tanto caricatos, contudo isso serve para trazer uma rápida identificação de quem assiste com as personalidades dos personagens, afim de você se importar com eles, para que sobre espaço para trabalhar um pouco a política e economia.

A política e economia servem como um respiro dos momentos de ação, lutas e batalhas, o que não deixa de ser interessante, pois ai também acontece uma aventura, não com espadas e poderes, porém com argumentos e palavras.

O relacionamento dos personagens funciona como uma cola neste anime, ligando a política e ação. Mostrando assim as motivações para uma batalha ou uma mudança de lado, de um grupo para outra guilda.

O anime faz uso de saltos temporais na narrativa, usando flashbacks posteriormente para revelar e explicar melhor o que aconteceu nessas partes não mostradas. Já no primeiro episódio tem esse uso de roteiro para contar a história, assim como  é usado em Breaking Bad.

Citar Sword Art Online é inevitável, então vamos logo fazer isso. A comparação é pelo tema, pessoas presas dentro de um MMORPG, fora isso o foco é diferente, enquanto em SAO (ao menos na primeira temporada) o foco está na relação, romance de Kirito e Asuna, e os outros elementos servem a este propósito, em Log Horizon a visão é mais abrangente.

log horizon magia

Elementos que parecem insignificantes a primeira vista influenciam na história dos personagens. Para ilustrar, imagine que você quebrou o seu celular e aprende como consertá-lo, você conta isso para os seus amigos, as pessoas descobrem e querem que você conserte os deles agora, você abre uma loja de conserto de celulares e pronto você já mudou a sociedade a sua volta, o mesmo efeito acontece com sociedade de Elder Tale.

Os conflitos interpessoais mostrados através da diferença entre a natureza dos jogadores e do Povo da Terra, os NPC’S (personagem não jogados),  mostram o foco que cada um dá a sua vida; como os jogadores podem morrer e ressuscitar,  não ficam tão presos à vida, enquanto o  Povo da Terra, decide cultivar a terra e dar valor a única chance que têm de viver, e também usam disso para criar classes sociais para ostentar os bens que possuem.  Na narrativa da série tem um problema maior do que as brigas dos personagens, que acontecem decorridas de suas divergências, tanto de classe social, quanto de natureza, indicando que existe algo que eles podem se unir para enfrentarem juntos, este inimigo comum serve, para ao menos, os personagens questionarem as suas diferenças.

Log Horizon tem esse olhar, mostra o dilema existencial dos personagens, e ao mesmo tempo, mostra uma visão geral da sociedade, não se prendendo apenas ao um indivíduo, mas mostrando essas duas facetas. Pode-se olhar o oceano como um todo, e às vezes dar atenção a uma das gotas, e ver como ela influencia as outras gotas.

About The Author

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.