Lançado por aqui em 13 de outubro (dois meses depois do lançamento nos EUA), Kubo e as Cordas Mágicas chegou ao Brasil com projeção reduzida. Poucas salas de cinemas exibiram o filme por um tempo expressivo. Mas a sub-exibição não foi impedimento para que o filme impressionasse público e crítica com seu repertório incomum de temáticas e seu stop-motion impecável.

Em quesitos técnicos, o estúdio Laika cumpre totalmente o seu papel. Mais do que manter a qualidade de costume, “Kubo” transcende em muito os feitos anteriores da produtora, já excepcionais. O filme esbanja ótimos modelos, que protagonizam batalhas, cuja coreografia e animação são impressionantes. Em uma dessas cenas a batalha envolve um esqueleto gigante, o maior modelo já produzido pela produtora, que explicita bem a capacidade da Laika, que, inclusive, vai além do stop-motion. É o que mostram as cenas que misturam esta técnica com efeitos em computação gráfica (que apesar de boa no geral, varia um pouco de qualidade no decorrer do filme).

kubo papel assas música

Porém, o maior destaque de “Kubo e as cordas mágicas” refere-se a sua história e universo. Apesar de um tanto previsível, por seguir estritamente, e muito visivelmente, a jornada do herói, a animação consegue fazer disso parte de sua força. O filme se aproveita bastante de símbolos e elementos que ligam os acontecimentos presentes aos futuros. Claro, depois de detectados e decifrados, vários acontecimentos deixam de ser surpresa, mas essa ligação torna a “linha do tempo” do filme muito mais sólida e interessante.

kubo bruxas correndo

O transcorrer da história, por si só, é muito contagiante. O ar de RPG, com elementos fantásticos bastante criativos que deixa tudo com um tom épico, e com a tensão do perigo desconhecido. E na tensão, a animação encontra outro de seus pontos fortes. A morte, não é só um elemento presente no filme como também parte de sua temática principal. E juntamente com os elementos sombrios, que marcam as animações do estúdio, constrói-se uma narrativa limpa, sem eufemismos. Além de referenciar a cultura japonesa de forma decente, o filme também se dá a liberdade de abordar temas fora do repertório usual das “liçõezinhas” das animações infantis. A mortalidade e a importância da memória ocupam espaço central e levam a reflexão a lugare que dificilmente outro filme infantil levaria.

kubo-macaca-luta-espadas-batalha-bruxa

Kubo e as Cordas Mágicas é um filme que traz ar de novidade ao cinema de animação, fazendo de pontos fortes até seus pontos mais fracos.

About The Author

Jornalista, aventureiro da internet e assistidor de desenho animado, Daniel Marques é brasiliense, tenta continuar sempre aprendendo e jura que é uma pessoa legal.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.