KKotonoha no Niwa ou O Jardim das Palavras é um filme de animação japonesa que conta a história de Takao Akizuki, um colegial aspirante a sapateiro e Yukari Yukino, uma mulher mais velha, ambos passam a matar aulas/trabalho no mesmo parque, e acabam juntos, aprendendo mais sobre o amor e a vida.

O anime se destaca principalmente pelos seus cenários que reproduzem o parque Shinjuku Gyoen National Garden, de Tokyo. Misturando de forma primorosa a animação tradicional, técnicas de rotoscopia e computação gráfica, o anime consegue dar tons extremamente realistas aos cenários e detalhes. Essa junção de técnicas é tão bem feita que seria preciso um bom tempo de reflexão para diferenciar as partes em CGI das técnicas tradicionais ou de rotoscopia.

Kotonoha no Niwa sapateiro

As características visuais são seu grande charme, o anime consegue trabalhar com diversos tipos de planos cinematográficos, todos muito bem estudados e detalhados, tanto a paisagem de um plano aberto quanto o desenhar de um lápis em um plano detalhe. Grande parte de seu mérito se dá pela direção de fotografia, muito bem executada da primeira à última cena.

Kotonoha no Niwa plano aberto

Plano aberto

Kotonoha no Niwa plano detalhe

Plano detalhe

O roteiro da animação é bom, porém, acaba por não se destacar tanto devido a qualidade visual da obra. Isso, no entanto, não tira os créditos que a história merece receber, que fala sobre o conceito original da palavra amor em japonês (koi) que expressa uma solidão de incompletude. Mostra também a relação de duas pessoas em diferentes fases da vida, fazendo metáforas muito bem elaboradas que envolvem elementos como os calçados e a chuva.

Kotonoha no Niwa

Esse anime vai agradar todos aqueles que gostam de cenários bem feitos, referência em direção de fotografia e histórias que contam mais do que acontecidos incomuns, que convidam à reflexão sobre a independência e o amor.

About The Author

Criador de conteúdo online desde pequeno, continua pequeno, mas com pelos na cara e habilidades em design. André Wallace gosta de tudo o que se movimenta em uma tela, nem que seja o cursor do mouse.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.