Para os pais e mães de crianças pequenas, os desenhos animados são uma ferramenta essencial para distraí-los e obter um pouco de paz. Porém, para tentar atrair os olhos e as mentes inquietas dos jovenzinhos, várias animações possuem artes coloridas muito chamativas, piadinhas repetitivas e musiquinhas grudentas, entretendo a criança mas irritando profundamente os mais velhos. Quem nunca ouviu os pais de uma criança reclamarem que estão de saco cheio de Peppa Pig e Galinha Pintadinha? E, falando da faixa etária de 0 a 8 anos, ainda há a preocupação de entregar ao seu filho um conteúdo educativo de qualidade, instigante e não violento.

Para as crianças mais velhas, de 9 a 13 anos, já há uma preocupação das produtoras de fazerem desenhos que, ao mesmo tempo que conquistam as crianças, também conquistam os adultos. Veja como exemplo os desenhos atuais do Cartoon Network, como “O Incrível Mundo de Gumball” ou “Steven Universo”. A boa notícia é que há sim desenhos voltados aos mais novos que fogem das estéticas hiperativas e “hipnotizantes” e são bastante agradáveis também aos pais.

Confira a lista que separamos de desenhos educativos, legais e não irritantes, com o foco nas crianças de 0 a 8 anos:

George, O Curioso

george o curioso gif abertura desenhos

Nascido de uma série de livros da década de 40, “George, O Curioso” já protagonizou duas séries de TV de mesmo nome, além de 4 filmes. Se a ordem é entreter e educar, esse desenho animado cumpre sua função. Com um humor leve, a série retrata a vida de um macaquinho marrom e seu dono, explorando pequenos probleminhas para explicar conceitos simples de matemática e ciência natural. O desenho não trata a criança como se ela não soubesse de nada, tal como faz “Dora Aventureira” e outros, em vez disso explora pequenos roteiros, onde George tem desafios a enfrentar, sempre de forma respeitosa com os adultos. Sem falar da trilha sonora, que a maioria das vezes é composta por um jazzinho muito agradável.

Onde assistir:

Discovey Kids (eventualmente) | Netflix

Ursinho Pooh

ursinho pooh puff vagalume mel desenhos gif

Uma das séries mais bem exploradas da Disney, O Ursinho Pooh traz o estúdio, como sempre, arrasando na animação tradicional. Com um visual amigável e bem desenhado, essa franquia se estendeu por várias produções, desde o primeiro curta de 1966 até os filmes que foram lançados com o tempo e a série em computação gráfica de 2007.

Entre as produções mais recentes (que figuram entre muitas outras mais antigas, mas também muito boas), se destaca o longa-metragem de 2011. O filme respeita o estilo dos filmes que consagraram a franquia, trazendo nostalgia aos adultos e, principalmente, diversão às crianças.

Onde assistir:

Telecine Play | Netflix (Leitão – O Filme)

O Pequeno Urso

o pequeno urso fazendo bolo farinha desenhos gif

Você se lembra desse desenho que passava nas manhãs da TV Cultura? O Pequeno Urso é um desenho que apresenta um dia-a-dia simples de um ursinho de 6 anos com sua família enquanto descobre o mundo. Com roteiros simples, os adultos verão nesse desenho a beleza da inocência da infância. Indo bem ao contrário do usual, O Pequeno Urso adota um ritmo muito mais calmo para suas histórias, cores muito mais neutras e até as músicas passam um clima de tranquilidade (a trilha sonora é composta de várias peças de música clássica).

Apesar de ter passado por muito tempo na TV Cultura, esse talvez seja o desenho desta lista mais difícil de se encontrar. Não exibido atualmente na TV ou em serviços pagos de streaming, ficamos restritos aos canais não-oficiais no Youtube.

Onde assistir:

Youtube

Doraemon

Abertura Doraemon estrelas barco desenhos gif

Esse desenho é o representante dos animes nesta lista e não é à toa. Em 2008, Doraemon foi escolhido como “embaixador do anime”, como forma de divulgar a cultura japonesa no exterior.

Esse anime, do gênero “kodomo” (entenda AQUI), conta a história de um gato robótico do futuro que ajuda seus amigos com as diversas bugigangas que carrega em seu bolso mágico. Apesar de perder um pouco com a tradução, Doraemon é bastante divertido de se ver.

Onde assistir:

Youtube

Charlie e Lola

charlie e lola episódio desenhos patinete cadeira

Baseado em uma série de livros da escritora inglesa Lauren Child, Charlie e Lola conta a história de uma pequena menina de 5 anos de idade e de seu irmão, de 7 anos. Em cada episódio, Charlie acompanha Lola em sua jornada de aprendizado e crescimento.

O estilo do desenho se assemelha a recortes de papel, imitando o visual dos livros originais. Apesar da escolha por uma técnica simples, o desenho consegue explorar muito bem essa características, o que resulta em cenas bastante imaginativas.

Onde assistir:

TV Cultura (Sábado, às 14h15) | Discovery Kids (Sábado e Domingo às 9h00) | Discovery Kids Play


Leave a Reply

Your email address will not be published.