O túmulo dos vagalumes ou “Hotaru no Haka” é uma animação que te leva a refletir um lado esquecido da guerra, o lado dos inocentes que buscam a sobrevivência em meio ao caos. Essa animação de 98 minutos ou filme se preferir lançada em 1988, conta a história de Setsuko, e sua irmã mais nova, Seita, Tentando sobreviver em meio aos constantes ataques aéreos americanos.

O filme é ótimo em muitos aspectos, sua animação e qualidade do traço sobreviveram a regra do tempo e seu enredo sobreviverá ao teste dos séculos, já que posso afirmar que poucas vezes consegui ver tanta realidade dentro de uma obra ficcional. Ele tem um ritmo um pouco lento, mas necessário para que o espectador possa digerir e aceitar tudo o que virá pela frente. Sem dúvida é uma obra cujo o ponto forte é trazer a reflexão.

Se você gosta de conhecer diferentes pontos de vista das dificuldades de ambos os lados da segunda guerra mundial e quais foram suas consequências, este é um filme extremamente recomendado para você. Porém, se você gosta apenas de obras de contos de fadas que acabam em finais felizes, é provável que você deixe esse filme de lado e vá baixar a primeira temporada de Power Rangers, pois desde o inicio até o fim, a animação é triste, muito triste.

O fato de ser triste, muito pelo contrário do que você pode pensar, não é um ponto ruim, é uma obra feita com o intuito da reflexão, então não espere que passem a mão na sua cabeça quando se chocar ou tampe seus olhinhos quando a cena for feia. Você se deparará com uma realidade de escassez de comida, perda contínua de parentes queridos e todo tipo de penalidade que uma guerra pode trazer a um país. Sua principal intenção é mostrar como o povo japonês também sofreu retaliações durante a segunda guerra mundial.

túmulo dos vagalumes Hotaru no Haka Grave of the Fireflies

Completamente recomendado para todos que gostam de conhecer um pouco mais sobre todos os lados da história, que é muito bem retratado nesse filme. Assim como o esforço de um adolescente de cuidar de sua irmã mais nova em contrapartida de sua imaturidade e retaliação de todos aqueles que poderiam estender os braços a duas crianças perdidas pelas consequências da guerra.

Agora por favor, me dê licença pois eu preciso assoar o nariz e lavar meu rosto inchado de tanto chorar.

About The Author

Criador de conteúdo online desde pequeno, continua pequeno, mas com pelos na cara e habilidades em design. André Wallace gosta de tudo o que se movimenta em uma tela, nem que seja o cursor do mouse.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.