A beleza dos filmes do Estúdio Ghibli impressiona, não é? O que não se imagina é a quantidade de pessoas por trás de uma produção do estúdio. Como o estúdio tem o costume de optar pela animação tradicional em suas produções, boa parte dos filmes são produzidos a mão por pintores e desenhistas, e isso inclui os cenários onde se passam as cenas. Em muitos filmes do estúdio Ghibli, a “background art”, ou “arte de cenário”, ficou a cargo de Kazuo Oga, um impressionante artista, que também participa de várias produções da Madhouse Studio.

Background Artist?

Para entender melhor o trabalho do background artist, primeiro é preciso entender que cada frame de uma animação consiste na sobreposição de várias camadas de ilustrações, principalmente quando tudo é feito à mão. Nos primeiros planos temos os personagens e os objetos mais próximos, que são sobrepostos ao cenários e fotografados, quadro por quadro. Você pode saber mais sobre esse processo de produção no fragmento de documentário abaixo, produzido pelo Studio Ghibli. (As legendas estão em inglês, mas as cenas são bastante claras quanto ao funcionamento do processo)

Veja abaixo alguns filmes que contaram com o trabalho de Kazuo Oga:

A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no Kamikakushi)

Uma das mais louvadas produções com participação de Kazuo Oga, é o filme A Viagem de Chihiro (2001), no qual atuou como backgroud artist. O filme foi escrito e dirigido por Hayao Miyazaki, co-fundador do Studio Ghibli.

Kazuo Oga a viagem de chihiro Kazuo Oga a viagem de chihiro

O Castelo Animado (Howl no Ugoku Shiro)

Lançado em 2004, O Castelo Animado também foi dirigido por Hayao Miyazaki e tem sua história baseada no livro Howl’s Moving Castle, da escritora britânica Diana Wynne Jones. Apesar de produzido digitalmente, o filme teve todos seus cenários produzidos à mão, escaneados e inseridos na produção.

kazuo oga o castelo animado

kazuo oga o castelo animado

Ponyo (Gake no Ue no Ponyo)

Produzido inteiramente em animação tradicional, por escolha de Hayao Miyazaki, diretor e roteirista do filme, Ponyo (2009), contou com backgrounds de Kazuo Oga. Um fato curioso sobre esse filme é que Miyazaki decidiu desenhar ele mesmo o mar e as ondas, uma vez que esses elementos são parte essencial do filme.

kazuo oga ponyo backgroud

kazuo oga ponyo backgroud

About The Author

Jornalista, aventureiro da internet e assistidor de desenho animado, Daniel Marques é brasiliense, tenta continuar sempre aprendendo e jura que é uma pessoa legal.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.